Uma idosa de 67 anos morreu após a cozinha do apartamento onde ela morava com o marido, de 66, pegar fogo na manhã deste sábado (20/7). O imóvel, localizado no terceiro andar do prédio do bloco E, na 108 Sul, ficou coberto por fumaça. O incêndio teve início na cozinha e alcançou, também, parte da área de serviço. Segundo o tenente J. Nascimento, oficial de informação pública operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o esposo da vítima conseguiu deixar o prédio sem ferimentos.
- Bombeiros registram três ocorrências de incêndio em veículos em apenas um dia
- Incêndio florestal de grandes proporções atinge região do Lago Sul
- Ônibus com 30 passageiros pega fogo em Ceilândia e fica destruído
Apesar de as causas do incêndio ainda não serem conhecidas até a última atualização desta matéria, é comum, de acordo com os bombeiros, que o fogo em edificações seja iniciado após uso incorreto de velas, vazamentos em botijão de gás e curtos-circuitos causados por uso indevido de tomadas. O tenente J. Nascimento deixa alguns alertas: “Em imóveis mais antigos, onde há o botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP), de 13 quilos, é recomendado que haja sempre a vistoria da mangueira e da válvula, aquele registro que leva o gás do botijão ao fogão. Essa vistoria precisa ser constante e tem que ser feita diariamente. Caso haja qualquer problema nesses equipamentos ou no botijão, eles devem ser trocados de imediato. Para evitar problemas, o conselho é que comprem novos”, aponta.
No caso de incêndios provenientes de questões elétricas, o bombeiro lembrou que não se deve colocar vários equipamentos em uma única tomada, pois isso sobrecarrega o sistema e pode provocar um curto-circuito.
108 Sul
No episódio da 108 Sul, ocorrido neste sábado, moradores relataram ao Correio que por volta das 10h40 escutaram um forte estouro e logo o cheiro de fumaça tomou conta dos apartamentos. Minutos depois, receberam ordem para deixar o prédio às pressas. O CBMDF informou que recebeu o chamado por volta das 10h46 e foram necessárias 11 viaturas para atender a ocorrência. As chamas foram totalmente controladas 20 minutos após a chegada da equipe de resgate. Os moradores tiveram de esperar do lado de fora até que os bombeiros finalizassem a perícia.
O post Confira dicas para evitar incêndios em residências apareceu primeiro em Ouvidoria Comunitaria.