Por Lippe Viana
Em meio a um cenário indefinido diante do anúncio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal de uma provável retirada de 4,3 Milhões de Reais que estava destinada a construção de uma UBS. Unidade Básica de Saúde no Bairro São Francisco, gerou descontentamento e preocupações para as lideranças comunitária e políticas de São Sebastião. Reunidos encima de 02 Trios Elétricos na manhã deste domingo 06/02 seguido de vários carros se unem para organizar uma mobilização conjunta em defesa dos da permanecias do recurso.
O evento iniciou se em frente o postinho de Saúde do Bairro São Francisco e percorreu a avenida comercial chegando ate o estacionamento da Feira Permanente da cidade onde varias Lideranças Comunitárias discursaram para mais feirantes e frequentadores da feira nos domingos.
A ideia partiu do Líder Comunitário e Jornalista Lippe Viana, que conduziu o carro de som e por varias vezes usou o microfone para expressar suas preocupações . “Neste momento nós precisamos de um movimento antipartidário que ecoe as forças dos lideres comunitários junto a comunidade que é extremamente importante e que tenhamos atividades conjuntas a fim de mostrar contrariedade a esta proposta absurda”, comentou.
Varias Lideranças Comunitárias também usaram o carro de som para expressar as suas preocupações entre elas estava o Ex Deputado Distrital Rogerio Ulisses , o Suplente de Deputado Distrital Valdir Cordeiro, Patty Oliveira do Moviemnta São Sebastião, Luciene Cordeiro do Conselho de Segurança, Seu Vilson Ex. Presidente do Conselho de Saúde, Leila Duarte Líder Comunitária e varias outras que apoiaram e acompanharam o evento até o final
Entre os relatos dos representantes da comunidades, está a preocupação com o funcionamento das unidades de saúde que a maioria funcionas em casas alugadas onde a maioria já sofreram despejos por faltas de pagamentos dos alugueis por parte do Governo.
,. “Nosso hospital vai perder mais de R$ 4 milhões em recursos, isto é inadmissível. Disse o Deputado Rogerio Ulisses que não poupou criticas ao atual governo referente aos compromissos de campanhas que não foi cumpridos em três anos de mandato.
Este recurso e de autoria do Deputado Distrital Leandro Grass afirmou o Suplente de Deputado Distrital pela a Rede e Ex Administrador Regional de São Sebastião Valdir Cordeiro que criticou a ineficiência da secretaria de Suade em não viabilizar o projeto para gasto do dinheiro e agora quer transferir este recurso para a cidade do Gama isto e inadmissível e vamos lutar ate o fim, comentou..
Ao final da reunião, os Lideres comunitários definiram estratégias de mobilização e atividades que devem ocorrer na ainda esta semana caso a secretaria não se posicione voltando atrás da decisão.
O post Lideres Comunitários de São Sebastião unem esforços contra retirada de recursos da saúde apareceu primeiro em Ouvidoria Comunitaria.