Nessa quinta-feira (23), policiais da 35ª DP prenderam em flagrante uma mulher, de 37 anos, pelo crime de homicídio culposo. A vítima, uma criança de cinco anos, faleceu na UBS de Sobradinho II, após ter passado mal desde domingo (19).
Segundo a polícia, apesar de familiares terem alertado a mãe sobre a necessidade de levar a criança ao hospital, ela só a encaminhou para atendimento na madrugada de ontem, quando já era tarde demais.
“A genitora foi presa por omissão de socorro, pois, como responsável pela criança, tinha o dever de cuidado e não a levou ao hospital quando os primeiros sintomas surgiram, explica o delegado-chefe da 35ª DP, Ricardo Viana.
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) detalhou que a criança chegou à UPA acompanhada da mãe, por volta das 3h30, e que apresentava parada cardiorrespiratória.
“Os médicos de plantão iniciaram imediatamente as medidas de ressuscitação [da paciente], mas, infelizmente, devido ao quadro clínico gravíssimo apresentado pela criança, após uma hora de tentativas, o óbito foi confirmado. O Iges-DF aguarda laudo oficial do Instituto de Medicina Legal (IML) para esclarecer a causa do falecimento. Colaboramos plenamente com as autoridades competentes e fornecemos todo o suporte necessário para as investigações em curso”, destacou o instituto, por meio de nota.
O post Mãe é presa por omissão de socorro à filha de 5 anos que morreu em UPA apareceu primeiro em Ouvidoria Comunitaria.