Durante evento no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descreveu a catástrofe climática no Rio Grande do Sul como “estarrecedora”; ele ainda afirmou não saber “o que Deus está pensando”.
“Quando eu fui lá, é uma coisa estarrecedora. Sinceramente, eu não sei o que Deus está pensando. Não sei [o que] aconteceu no planeta Terra. O que aconteceu no Rio Grande do Sul é um aviso para todos nós, seres humanos: nós precisamos ter em conta que a Terra está cobrando” assinalou.
A declaração ocorreu na cerimônia de anúncio de R$ 18 bilhões em investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Parte do valor será destinado a obras em encostas para impedir deslizamentos de terra.
” Eu acho que as pessoas não levam em conta que quando faz investimento numa encosta, a gente está garantindo que pessoas não mais vão morrer por conta do deslizamento de terra” acrescentou.
Na avaliação de Lula, “coisas estranhas” têm acontecido ao planeta, mas há tempo de mudar o rumo da situação.
O petista disse ainda que pretende visitar todos as cidades do Rio Grande do Sul afetadas pela chuva e que apoiará a reconstrução do estado.
Presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sulistas, Paulo Ziulkoski, cobrou nesta quarta-feira (8) agilidade do governo federal na ajuda aos municípios afetados.
“É necessário liberar urgentemente recursos extraordinários aos municípios. O que temos até o momento são promessas, burocracias e uma população que resiste pelo seu próprio esforço e pela corrente de solidariedade” frisou.
O post “Não sei o que Deus está pensando” diz Lula sobre enchentes no RS apareceu primeiro em Ouvidoria Comunitaria.